PLANEJAMENTO: CARTOGRAFIA
CURSO:Tecnologia na Educação ensinando e aprendendo com as TICs
CURSISTA: Rosana Dias Gomes Lucas
FORMADORA: Auta Fernandes Costa
ATIVIDADE: Planejando uma aula com Hipertexto
IDENTIFICAÇÃO
Tema: Cartografia
Turma - 3ª série Ensino Fundamental
Disciplina – Geografia
Duração- 2 aulas
OBJETIVOS
Utilizar a observação, descrição e internet para identificar diferentes paisagens e a partir da paisagem local e se localizar através de referências espaciais e temporais
METODOLOGIA
• Levar mapas para sala de aula
• Levar os alunos para o pátio e trabalhar os pontos cardeais
• Observação do sol onde aparece e desaparece
• Levar desenho de uma bússolas para a sala de aula
• Levar ao LABIM para verificar mapas, conhecer bússolas e os pontos cardeais.
• Atividade “Mapa do Brasil” colocar as capitais utilizando a internet. www.google.com.br
RECURSOS:
• Mapas
• Figuras
• Computador
• Máquina Fotográfica
PARA PENSAR
"Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão." Paulo Freire
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?
Nesta última década a escola tem tido um avanço muito grande com as tecnologias e isso demonstra que estamos tentando acompanhar a sociedade e as mudanças, pois quando o aluno chega à escola ele já teve acesso a muitas horas de televisão, computadores e outras tecnologias.
A chegada das TICs nas escolas tem sido usado como subsídios para a aprendizagem dos alunos e dos próprios professores. Se os professores não acompanharem essas mudanças, não serão capazes de despertar a curiosidade e interesse dos alunos.
Nesse contexto, ser professor aprendiz deve ser o objetivo diário de cada um, pois a estagnação pode trazer sérias conseqüências para os que ainda tentam resistir às mudanças.
O educador não precisa ser “perfeito” para fazer um grande trabalho. Fará um grande trabalho na medida em que se apresenta da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revela” sem máscaras, jogos. Quando se mostra como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender. (José Manuel Moran).
Portanto a aprendizagem deve ser contínua, onde aluno e professor devem aprender juntos. Sendo o educador um mediador e um estimulador dessa aprendizagem.
A chegada das TICs nas escolas tem sido usado como subsídios para a aprendizagem dos alunos e dos próprios professores. Se os professores não acompanharem essas mudanças, não serão capazes de despertar a curiosidade e interesse dos alunos.
Nesse contexto, ser professor aprendiz deve ser o objetivo diário de cada um, pois a estagnação pode trazer sérias conseqüências para os que ainda tentam resistir às mudanças.
O educador não precisa ser “perfeito” para fazer um grande trabalho. Fará um grande trabalho na medida em que se apresenta da forma mais próxima ao que ele é naquele momento, que se “revela” sem máscaras, jogos. Quando se mostra como alguém que está atento a evoluir, a aprender, a ensinar e a aprender. (José Manuel Moran).
Portanto a aprendizagem deve ser contínua, onde aluno e professor devem aprender juntos. Sendo o educador um mediador e um estimulador dessa aprendizagem.
Sugestão de sites educacionais
- *www.vivenciapedagogica.com.br *www.klickeducação.com.br *www.oeducador.net *www.tvcultura.com.br *www.educared.org.br *www.diaadiaeducacão.pr.gov.br *www.memorial.sp.gov.br
Hipertexto
Hipertexto é uma forma de embutir dentro de um texto, outro texto através de links e hiperlinks.
a) As características do hipertexto são:
• Não - Linearidade: onde não há caminhos pré-definidos a serem seguidos; o usuário tem a liberdade de seguir o próprio caminho, pode definir da forma que achar mais apropriada o domínio do qual vai se utilizar, criando, por exemplo, o seu próprio.
• Multilinearidade: quando há vários caminhos já prontos, linhas que podem ser seguidas; não pode-se interferir em links já prontos, ha apenas vários links que podem ser utilizados.
• Modularidade: é a possibilidade de moldar, encaixar da forma que a pessoa quiser na Web um domínio, como por exemplo ao montar um blog ou um fotolog.
• Estrutura de rede: criar links, estruturando de forma a ''ligar'' as informações. ( Blog Comunicação e Multimídia)
Tenho acesso a internet há 10 anos, e por mais que navegasse e entrasse em links, nunca tive a curiosidade de saber como era feito. Fiquei surpresa e feliz ao aprender colocar um link num texto. Com certeza o link facilitará de forma sistemática o trabalhado realizado na escola. Cada aprendizagem está sendo um avanço no meu mundinho de apenas olhar a internet como uma telespectadora, hoje me sinto dentro dessa rede, ainda como aprendiz, mas com grandes expectativas que logo sairei deste patamar.
a) As características do hipertexto são:
• Não - Linearidade: onde não há caminhos pré-definidos a serem seguidos; o usuário tem a liberdade de seguir o próprio caminho, pode definir da forma que achar mais apropriada o domínio do qual vai se utilizar, criando, por exemplo, o seu próprio.
• Multilinearidade: quando há vários caminhos já prontos, linhas que podem ser seguidas; não pode-se interferir em links já prontos, ha apenas vários links que podem ser utilizados.
• Modularidade: é a possibilidade de moldar, encaixar da forma que a pessoa quiser na Web um domínio, como por exemplo ao montar um blog ou um fotolog.
• Estrutura de rede: criar links, estruturando de forma a ''ligar'' as informações. ( Blog Comunicação e Multimídia)
Tenho acesso a internet há 10 anos, e por mais que navegasse e entrasse em links, nunca tive a curiosidade de saber como era feito. Fiquei surpresa e feliz ao aprender colocar um link num texto. Com certeza o link facilitará de forma sistemática o trabalhado realizado na escola. Cada aprendizagem está sendo um avanço no meu mundinho de apenas olhar a internet como uma telespectadora, hoje me sinto dentro dessa rede, ainda como aprendiz, mas com grandes expectativas que logo sairei deste patamar.
Olá Rosana,
ResponderExcluirParabéns pelo seu esforço. Te admiro muito pela sua garra e fico feliz por ver seu interesse na busca por novos conhecimentos. Interessante sua citação sobre Links. Que bom que você aprendeu e com esse novo conhecimento outras portas se abrirão pra novos saberes. Isso é de fato Hipertexto.
Valeu Colega, vamos em frente!
Um abraço.